La Main Des Maitres (2008)

Em primeira reunião pública de inauguração, o Conselho Steampunk – Loja Ceará, que dentre a apresentação de diversos artefatos steampunks e obras do gênero para melhor entendimento do público exibiu também um encantador curta de animação 2D/3D francês intitulado “La Main des Maîtres”(A Mão dos Mestres) criada por um trio de estudantes Adrien “CaYuS” Toupet, Clément Delatre & Looky em sua curso de graduação na respeitada e profícua Georges Mélies School/EESA.

Obviamente os elementos do steampunk esbanjam o cenário e enriquecem os símbolos do filme, mas diferente de muitas obras, longas e curtas que tenham como parte do composição de cenário e elementos de base da obra o fator mais significante é a própria luta classista, quase um folheto da extrema esquerda, não consegui deixar de imaginar uma etiqueta mental(em minha memória)  melhor do que “Um Conto do Proletário” – e apesar de que muitos possam a vir acreditar que esnobe pudesse parecer essa afirmação – miopia cultural ? – mas muito pelo contrário. A vazão do Liberté, Egalité, Fraternité” – talvez pela nacionalidade dos estudantes ou talvez pela universalidade do tema das classes e significância das revoluções para a história humana.



Dado este como os cartazes entregues, estado em absoluto controle do povo, contrapondo a liberdade de expressão; Tema esse travestido diversas formas nas milhares de obras e de diversas manifestações artísticas mas que nunca perdem seu tino essencial e nos fala tanto como raça. 


Com apenas 4 minutos o curta empreende um desde o belíssimo canto inicial que essencialmente entrega a temática de bandeja na voz de Kira , até a trilha final do compositor Sébastien Renault com a velha dupla melodiosa cello e piano(issimo).

E ainda sobre os elementos steampunks vale a pena dar uma conferida nos sketch das autoridades policiais do curta, suas armaduras e principalmente o símbolo centro do curso: “La Main des Maîtres”, que propositadamente lhes falto com o screenshot por – sua cúria – apenas saciar-se ao assistir do curta logo ali abaixo no final deste post.

Capa com influências Art Nouveau/Alfons Mucha

 
A Direção de arte está influênciada por Art Nouveau que a capa/poster do curta mais parece um cartaz de Alfons Mucha e não era para menos – citado em entrevista como maior influência na obra em questão pelo trio.

Efeitos especiais e composições fx, explosões, sangue e projetéis que lembram muito animes mais modernos, utilizando-se software como o Houdini(Side Effects).

Apesar do reconhecimento de público e premiado com melhor animação no TOTI festival ( festival esloveno ) o trio ainda não pensa em criar outros projetos e estarem cuidando de projetos individuais não descartam de um possível longa metragem caso exista uma oportunidade. É torcer para que isso ocorra logo, enquanto isso confira abaixa o curta:

Anúncios

~ por Edward "Toy" Facundo em 23 de maio de 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: